top of page

História e Cronologia

As raízes do Janas Futebol Clube estão plantadas no coração do povo. António Clemente Bicho foi a centelha que ateou o sonho. E logo os homens e mulheres de Janas uniram vontades, partilharam suores e construíram o futuro.  Por isso o Janas Futebol Clube não é, apenas, uma pequena coletividade, porque tem a dimensão e a grandeza das obras feitas com amor. Porque é um clube com alma, com espírito, pólo de união, de solidariedade e de dedicação desde o dia 12 de Setembro de 1945, a data do seu nascimento por vontade de Deus e do povo de Janas.

12 de Setembro de 2009

João Rodil

Embora já se praticasse futebol aos domingos, em campos improvisados em São Mamede, Requeijada e no Palame, foi o Sr. António Clemente Bicho que depois de regressar da tropa em 1942 que deu o primeiro passo para a criação do clube. Para tal, começou por idealizar um local para a implementação de um campo, tendo sido escolhido o Cerrado dos Cavalos, terreno à entrada de Janas e que na altura apresentava uma renda de 200 escudos. Com o trabalho de muitos, sacrificaram-se vários domingos, mesmo debaixo de chuva (recorriam a sacas para se proteger e continuar a trabalhar), foram-se criando condições para a conclusão do campo, tendo o primeiro jogo sido disputado em 1943.

Dois anos volvidos, e tirando proveito do fim da equipa dos Aliados da Várzea, o Sr. António fez uma oferta de 1350 escudos pelos equipamentos daquele grupo desportivo, tendo posteriormente ido a Belém, de bicicleta, comprar uma bola por 100 escudos. Importa referir que os valores atrás mencionados foram obtidos através de donativos: 450 escudos provenientes de vários jogadores, tendo o Sr. António e o seu pai, Sr. Pedro Fatalo, avançando com 500 escudos cada um. Corria então o ano de 1945 e é nessa altura que são utilizados os equipamentos pela primeira, sendo essa a data considerada como a data de fundação do Clube, 12 de Setembro de 1945, tendo como primeira sede a Adega do Sr. Pedro Fatalo.

Terceira Sede do JFC ,na Rua Noel Cunha

Inauguração da 1ªFase da Sede na Estrada de São Mamede 22-11-1986

Após troca forçada do campo do Cerrado dos Cavalos para o terreno imediatamente ao lado (causada pela venda da propriedade), o Janas Futebol Clube celebra um contrato de 6 anos, embora o mesmo não tenha sido cumprido na íntegra, situação originada pela remoção indevida dos postes, a mando do proprietário que pretendia também vender o terreno. Como não houve oportunidade de preparar a saída de forma adequada, este foi o último campo de futebol 11.

Para suportar os custos de manutenção e gestão do clube, faziam-se bailes em São Mamede e em Janas, bem como quermesses, bares, vendas de flores, matanças de porco, jogos de latas e outros jogos tradicionais. Para além de eventos pontuais, todos os domingos decorriam as chamadas “Brincadeiras”  - bailes que começam a partir da primeira quinta-feira depois do domingo de Páscoa e que iam até São Mamede. As danças, ou como designadas na altura, as modas, seriam “Inglesa” ou “Cravança”– raparigas vinham buscar os rapazes, “Damas ao buffet” – os rapazes pagavam uma bebida à senhora no bar, a “Moda da Vassoura” – o casal que tivesse a vassoura quando parasse a música perdia.

Quanto à designação, o clube era inicialmente conhecido como o Clube de Janas, tendo em 1950 trocado para Janas Futebol Clube, pois a existência do Clube de Janes, na Malveira, estaria a originar o extravio da correspondência, causando esta situação um impacto negativo muito significativo… A título de exemplo, os convites para jogos e torneios destinados ao Janas eram muitas vezes indevidamente recebidos pelo Janes e nunca chegavam ao seu verdadeiro destino.
Os jogos eram acompanhados por todos os habitantes com grande entusiasmo, mesmo fora de casa, pese embora as dificuldades causadas pelo facto de os meios de transporte serem os carros de bois ou as camionetas de caixa aberta. Esta situação causava incómodo junto das mães de Janas, que não autorizavam a  presença das meninas nos campos dos adversários.

Entre os vários jogadores das primeiras equipas destacaram-se alguns: António Fatalo, António Borracho, Domingos Bordalo, Francisco Borracho, Alberto Grilo, Luciano, Miguel Faustino, Adérito, Patrício, Rodrigo, Veríssimo, Armando, Artur, Miguel da Torre, Pascoal, José Maria, Bumba, Dias, Francisco Borracho, Joaquim, Luís, Sardinha. De salientar ainda que para além do Futebol, o Janas no seu início teve ainda praticantes de atletismo e salto em altura.

Inauguração da 2ªFase da Sede na Estrada de São Mamede 21-01-1989

No que concerne a sedes, o clube desloca-se para as instalações do Sr. Artur Coelho Semião em 1957, aí permanecendo até 1961, tendo nessa data passado para as casas do Sr. Júlio, onde ocupa dois espaços. Por fim, em1986, muda-se para a atual sede, tendo o edifício principal sido concluído a 21-01-1989.

Inauguração do Relvado Sintético a 24-03-2002

Curiosidades

Sabia que...

... a primeira bola do Janas Futebol Clube era feita a partir da bexiga de um porco?

... as costuras da bola ficavam viradas para fora, acabando ferir quem as cabeceasse?

​.. os postes das balizas eram pinheiros "arranjados" durante a noite e arrastados quase 2km pelo meio das terras de cultivo?

... as redes das balizas eram trazidas pelas equipas adversárias?

... houve um jogo em que a bola rebentou após ser projetada para debaixo de uma carroça e que o jogo só acabou porque a equipa adversária tinha trazido a sua?

 ... as primeiras sessões de cinema em Janas aconteceram no Largo em frente à casa do Sr. Francisco Nicolau?

... inicialmente os equipamentos eram lavados pelas senhoras? Primeiro pelas irmãs do Sr. António (D.Mariana, D.Bernardina e D.Elvira), sendo depois pela D. Ivone.

bottom of page